terça-feira, 12 de julho de 2016

IV Oficina de História                                       
Oficina de História homenagei a Gerhard Liesegang

A Oficina de História, em cooperação com a Universidade Eduardo Mondlane (UEM) de Moçambique, homenageou a 29 de abril o historiador alemão Gerhard Liesegang, no país há mais de 50 anos, pelo seu contributo para o desenvolvimento da historiografia moçambicana.

"Gerhard Liesegang é, na verdade, uma das figuras mais importantes da historiografia moçambicana", disse Ivan Zacarias, coordenador geral da Oficina de História, , à margem do encontro.

Assinalando o papel do historiador alemão para a criação do departamento do Departamento de História da Universidade Eduardo Mondlane e um dos mais influentes que abraçaram o projeto logo após a independência, Ivan Zacarias lembrou que Gerhard Liesegang foi um dos primeiros investigadores estrangeiros a escrever criticamente sobre o passado histórico de Moçambique.

"É uma referência, um exemplo de historiador e de investigador", acrescentou o coordenador geral da Oficina de História, observando que, pelo seu contributo nas ciências socais, Liesegang criou espaço para afirmação de outras gerações de pesquisadores moçambicanos.

Por sua vez, o diretor do Arquivo Histórico de Moçambique (AHM), Joel das Neves Tembe, falando durante a cerimónia de homenagem, destacou a importância do historiador alemão na formação dos técnicos e investigadores da instituição que dirige, observando que Gerhard Liesegang foi um importante pilar para orientação metodológica da historiografia moçambicana.

"Gerhard Liesegang representa um estímulo para a investigação e constituição dos acervos do AHM", referiu Joel das Neves Tembe.
 
O escritor moçambicano Ungulani Ba Ka Khosa, que foi aluno de Gerhard Liesegang, enalteceu a importância da sua produção literária, considerando que o historiador alemão contribuiu para o desenvolvimento de uma visão crítica sobre a história de Moçambique.

"Liesegang foi o que mais me abriu as portas para o meu percurso e ajudou-me a familiarizar-me com a história do Império de Gaza", afirmou o autor de "Ualalapi", obra que versa exatamente sobre a história do último imperador do Estado em alusão, Gungunhana.

Considerado o primeiro historiador internacional a estabelecer-se me Moçambique , Gerhard Liesegang é um dos maiores especialistas nos estudos sobre o Império de Gaza.

Supervisionou centenas de teses, tendo sido responsável pela formação de várias gerações de historiadores de Moçambique, enquanto professor da UEM, a maior instituição de ensino superior em Moçambique.

Através de várias publicações e estudos arqueológicos, Gerhard Liesegang contribui para preservação do património cultural moçambicano, propondo, ao mesmo tempo, uma análise historiográfica narrada a partir da perspectiva local.


Oficiais de Comunicação:
Telcinia dos Santos Nhantumbo
Estêvão Azarias Chavisso
Correio Eletrónico: oficinadehistoriamoz@gmail.com
Tel:847489538 / 825729082

E-mail: oficinadehistoriamoz@gmail.com
Telefones: 825326602/826956165/845998335
Facebook: Oficina de História (Moçambique)

Blog: http://oficinadehistoriamocambique.blogspot.com/   

Sem comentários:

Enviar um comentário