quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016


Centro Cultural Americano (CCA) forma membros da Oficina de História Moçambique em matéria curricular
18, fev (Maputo) - Decorreu, última Sexta-feira, no Centro Cultural Americano (CCAM), em Maputo, o I Workshop Sobre como Formular um Curriculum Profissional Para o Mercado de Emprego, que pretendia munir aos membros da Oficina de História, uma organização que reúne historiadores, professores e estudantes, de conhecimentos na formulação curricular.

Na ocasião, a moderadora da formação e Oficial no Departamento de Recursos Humanos do CCNM, Nafeesah Allen, explicou que o encontro tinha como objectivo principal discutir questões relacionadas com a formulação e organização de um curriculum profissional, uma forma de responder à necessidade dos recém-graduados universitários no que respeita à obtenção de mecanismos profícuos para uma melhor atuação no mercado de emprego.     

“Neste encontro, pretendíamos discutir a formulação de um curriculum profissional na perspectiva norte-americana”, disse a formadora, acrescentando que os formandos terão a missão de adequar o modelo americano ao contexto moçambicano, na medida em que trata-se de dois currículos “bem diferentes”.

Nafeesah Allen sublinhou que há necessidade de se ter em conta que “o mercado de emprego está agressivo”, e, assim sendo, para que se tenha uma oportunidade de emprego, deve-se saber como formular um currículo decente e realista, que vai ao encontro das capacidades do candidato à vaga.

“Pode até existir um modelo curricular moçambicano, mas deve-se conhecer também o internacional”, declarou a formadora, acrescentando que as empresas têm espectativas totalmente diferentes no processo de recrutamento de trabalhadores, por isso os graduados devem saber como ir de acordo com as exigências do empregador.    

Para Nafeesah Allen, o erro comum dos candidatos moçambicanos a um emprego é a colocação de diferentes caracteres e fonte num único documento, o que leva os empregadores a duvidarem das competências do candidato.
 
Por seu turno, para Abubacar León, professor e investigador da York University do Canadá, o tema abordado tem muita importância no mercado laboral, na mediada em que são partilhados conhecimentos de como fazer devidamente um currículo, entretanto, não existe uma metodologia única para a formulação dum currículo.

“Isto é importante para os jovens que participaram, pois saberão como fazer um currículo juntamente com o seu resumo” afirmou o professor, adiantando que “a formação foi interessante, na medida em que discutiu-se diversos modelos de currículo fora daquilo que é o protótipo moçambicano”.          

Já o recém-graduado em História Elcídio Macuácua afirma que a formação foi relevante por ter abordado uma questão preocupante entre os estudantes quando chega a hora de ingressar no mercado de emprego.

“Percebemos que um currículo deve obedecer as exigências do mercado de emprego”, sustentou Elcídio Macuácua, salientando que a formação trouxe alguns elementos competitivos, na medida me que viu-se como elaborar de forma clara um currículo que possa ser bem recebido.

Oficiais de Comunicação:
Telcinia dos Santos Nhantumbo
Correio Electrónico:  telcinia.jdebate@gmail.com   
Tel: 847489538
Etelvina Teodoso dos Santos
Correio Electrónico:  etelvinadossantos8@gmail.com
Tel: 829905035

Para mais informação, por favor, contacte também aos Coordenadores:

Elcídio Rui Macuácua, Ivan Castigo Zacarias  (da Associação Académica Bandla), Davis Naissone Cossa  (estudante do Departamento de História da UEM)  e Abubacar Fofana Leon, Professor Visitante, The Harriet Tubman Institute for Research on Africa and its Diasporas, York University, Canadá.
E-mail e Telefone: (oficinadehistoriamoz@gmail.com)-825326602/826956165-
Facebook: Oficina de História (Moçambique)   
Com o apoio: Arquivo Histórico de Moçambique (AHM);

                       Biblioteca do Centro Cultural Americano;

                       Associação Académica Bandla.


Sem comentários:

Enviar um comentário